terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pedaços de Vinícius

Às vezes me falta criatividade, tempo, disposição, capacidade para pensar em algo e escrever. Nessas horas agradeço por poder contar com grandes escritores que, incrivelmente, mesmo sem me conhecer, conseguem por no papel pensamentos que muitas vezes não consigo organizar e exteriorizar, palavras que posicionadas de maneira correta conseguem expressar o que sinto, ou me explicar o que sinto. Então resolvi que por aqui também posso deixar registrado trechos de poemas, textos, falas... entre quais quer outras coisas que eu quiser. É que tenho problema de memória e depois acabo nem lembrando o que e de quem são. 

Nesse caso estive lendo Vinícius de Moraes. Não sobre um determinado assunto, mas aleatoriamente. E algumas coisas tem me feito sentido, e outras só achei mega cute. Posto então.

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !"
 Ainda que eu morra que lembrem de mim bem, mas nem tanto. Que seja natural. Hoje, pelo menos hoje, eu tenho a certeza que se eu morresse amanhã teriam amigos que foram pedacinhos do céu me velando. E não fico contente por eles estarem entristecidos, me sinto contente por ainda estar viva e poder desfrutar deles. Eu os amo, ainda que eu não saiba expressar o tempo todo... ainda que eu tenha esquecido como demonstrar. E para isso também achei algo que Vinicinhos aprisionou num papel:

"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos... Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre... Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados... Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos... Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos. A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida...mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare e os procure sempre..."
Eu tenho amigos, e você? Sei, eu deixo falhas, muitas falhas. Porque eu decidi por mim viver, e fui seguindo caminhos estranhos, caminhos escolhidos por mim. Quis dar voltas gigantes, criar minhas próprias experiências, andar com minhas pernas, errar, cair e me erguer. Não fiz tudo isso sozinha, é claro. Cada aventura tenho uma companhia, às vezes a mesma, e isso é bom. Noutras não tem como ser, e assim sê diferente o que é muito interessante também, afinal algo novo é bom. Eu fui viver intensamente, cada um seguiu um lado, e fui pelo meu. E fiz muita coisa, e na maioria delas me apaixonei Sr. Moraes me confortou quando pensei que estava agindo de maneira cruel e errada:


Como dizia o poeta 
                                                 Quem já passou por essa vida e não viveu 
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu 
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu 
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não 
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão 
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir 
Eu francamente já não quero nem saber 
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão 
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, 

Eu andei me permitindo, e não achei isso ruim. Aprendi bastante. Eu pensei estar amando muitas vezes, mas amor de verdade nunca me aconteceu. Andei então ficando mais recatada, mais na minha. Agora estou morando sozinha, estou aprendendo a me amar. E isso é bom. No entanto, estou me tornando anti social, ao ponto de não querer ver ninguém, não me agradar a companhia de ninguém, de não falar nem sorrir pra ninguém. A verdade é que ando amargurada por não ser amada por alguém. O corpo, a alma, o espírito, a mente pedem por carinho, por companhia. Suplicam por uma nova emoção, por uma paixão. E eu aqui, trancada sem sentir o menos tesão de ir ver o sol. Justo eu que o adoro de montão. Vinícius de Moraes hoje me deu uma dica, simples mas importante:
"Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém..."
E com isso refleti bem sobre mim. Não andei me amando muito, e agora que estou me redescobrindo, se é que um dia eu me descobri de verdade, não posso ficar igual a Narciso. Mas sabe, dói pensar que me doerá novamente. Fico imaginando possibilidades que me levaram a entrar nessa melancolia toda. Entrar ao ponto de não querer sair. Eu não era assim. Então ele, mesmo sem saber que eu um dia existiria, e muito menos que passaria por isso, escreveu:
"Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo."
Posso ainda não ter total certeza disso, mas estou começando a andar de novo. Sinto que estou fazendo isso, e fico contente. E estou voltando, não a estaca zero, não estou regredindo, só estou revalorizando algumas coisas que acho importante carregar comigo. Aprendi que:
"Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações."
E então percebi que tudo estava aqui o tempo todo. Pode ser que tenha sido necessário meu isolamento para que tornasse a encontrar meu equilíbrio, não sei se estou renovada, pronta pra sair por ai de novo, mas...
"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre."

E mesmo percebendo isso, encontrei:
"É claro que a vida é boa 
E a alegria, a única indizível emoção  É claro que te acho linda Em ti bendigo o amor das coisas simples É claro que te amo E tenho tudo para ser feliz Mas acontece que eu sou triste..."
Por isso acho que entendo que é necessário um certo recolhimento para poder se equilibrar, para poder entender que por mais que algumas coisas sejam importantes, outras não são. Que tenho o direito de me sentir só, de me sentir triste, de chorar e então depois me animar. O que não posso é me render a uma depressão louca que surge do nada e me envolve como se tivesse esse direito. E já pude reparar um resgate de mim ao dizer em meio a uma conversa, me disseram, e eu disse:

- "Demaaais...no entanto eu engulo o mundo antes dele me engolir"

- "Em que mundo vc vive? Ataca antes de qualquer ataque, por isso atacam contra vc.. acham que vc irá atacar... e por isso o mundo vive em pé de guerra, todo mundo ataca pra se defender, se defender de um ataque que ainda não existiu. Estamos em que época msmo? Evoluimos tanto para continuar como homens da caverna... olho por olho, dente por dente. E viveremos sempre nesse ciclo... é vicioso. Quando, enfim, entendermos que é possível sim uma harmonia, que há uma semelhança entre nós, e esquecermos esse ar de superioridade que algumas pessoas acham que tem... então enfim... perderemos esse vicio de caçar o que não é caça."

E por hoje, encerro. Porque já sei o que devo fazer "continuar respirando"¹.

¹- Essa ultima citação foi tirada do filme Naufrago, e que já havia postado sobre neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário